Páginas. Quem sou eu. Contato. Fotos. Sugestões

9 de maio de 2011

13 de maio: Abolição da escravatura


No dia 13 de maio comemoramos a Abolição da Escravatura do Brasil, um episódio de nossa história. Podemos trabalhar também o cotidiano dos escravos negros (onde vivian, o que comiam, como se divertiam, o esquema do trabalho, os castigos, as fugas, etc).




Além dessas atividades, podemos fazer a linha do tempo, através de uma historinha construída pelos alunos.

Peça para as crianças dividirem uma folha de papel sulfite em seis quadrados. Conte a história dos escravos negros, desde a vinda para o Brasil nos navios negreiros até a abolição da escravatura. Fale também sobre a cultura (danças, comidas, instrumentos musicais). Enquanto ouvem a história, as crianças desenham em cada quadrinho uma etapa da escravidão.

Quadrinho 1: A vinda dos negros africanos para o Brasil nos navios negreiros.

Quadrinho 2: O trabalho escravos nas plantações, na mineração, na casa-grande.

Quadrinho 3: Uma dança trazida pelos negros, como capoeira, congada, samba.

Quadrinho 4: Uma comida típica, como bolo de fubá, feijoada, vatapá, cocada.

Quadrinho 5: Um instrumento musical, como tambor, atabaque, berimbau.

Quadrinho 6: A Princesa Isabel assinando a Lei Áurea e libertando os escravos.

Essas são algumas atividades que podemos trabalhar sobre esse marco na nossa história, a Abolição da escravatura.

Trabalhe esta brincadeira com a criançada!

Música:
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, põe, deixa ficar…
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá

Como brincar:
1. Sentadas em roda, cada criança deve ter uma caixinha de fósforo;
2. Enquanto canta, cada criança passa a caixinha para o colega ao lado, fazendo movimentos conforme a letra:
Os escravos de Jó jogavam caxangá (vai passando para o colega ao lado);
Tira (levanta o objeto), põe (põe na sua frente na mesa), deixa ficar (aponta para o objeto na frente e balança o dedo);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passa para o colega ao lado), zigue (volta o objeto para sua frente), zá (passa para o colega).
3. Na primeira vez, a letra é cantada normalmente. Na segunda vez, a letra é substituída por lálá lálálá… e, por último, as crianças fazem todos os movimentos da brincadeira, porém sem cantar a música.
4. Sai da brincadeira aquele que errar um movimento.

2 de maio de 2011

Dia das Mães

     A história do dia das mães tem séculos de idade e nos leva à época da antiga Grécia, que fazia festas em homenagem à Rhea, a mãe de todos os deuses – que não eram poucos na época.
     Os primeiros cristãos celebravam o dia das mães no quarto domingo da quaresma, em homenagem à     Comemoramos sempre o dia das mães, mas geralmente não nos Maria, mãe de Jesus. É interessante que mais tarde uma ordem religiosa estendeu a data de modo a incluir todas as mães e a chamou de domingo das mães.
     Os colonos ingleses se estabeleceram na América e não continuaram com a tradição deste domingo, talvez por falta de tempo.
     Em 1.872, Julia Ward Howe organizou um dia em homenagem às mães que dedicavam à paz. Foi um marco na história do dia das mães.
     Em 1.907, Anna M. Jarvis ( 1.864-1.948 ), uma professora da Filadélfia, começou um movimento que levaria este dia a um alcance nacional, em homenagem à sua mãe Ann Maria  Reeves Jarvis. Ela solicitou a ajuda de centenas de legisladores e empresários para criar um dia especial para as mães.
     A primeira comemoração oficial deste dia ocorreu em uma igreja e foi em homenagem à mãe de Anna, que colocou as flores favoritas da mãe, cravos brancos, que representavam a pureza, a paciência e a doçura. O trabalho árduo de Anna foi finalmente recompensado em 1.914, quando o Presidente Woodrow Wilson decidiu que o segundo domingo de maio seria uma data nacional em homenagem às mães.
     Lenta e gradualmente, o dia das mães se tornou muito popular e o costume de dar presentes ou lembranças nesta data aumentou. A comercialização da data enfureceu Anna, que acreditava que esta deveria ser uma data com sentimento e não um dia dedicado à gula e ao lucro.
     Apesar da preocupação de Jarvis, o dia das mães se tornou muito popular nos Estados Unidos.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...