Páginas. Quem sou eu. Contato. Fotos. Sugestões

9 de maio de 2011

13 de maio: Abolição da escravatura


No dia 13 de maio comemoramos a Abolição da Escravatura do Brasil, um episódio de nossa história. Podemos trabalhar também o cotidiano dos escravos negros (onde vivian, o que comiam, como se divertiam, o esquema do trabalho, os castigos, as fugas, etc).




Além dessas atividades, podemos fazer a linha do tempo, através de uma historinha construída pelos alunos.

Peça para as crianças dividirem uma folha de papel sulfite em seis quadrados. Conte a história dos escravos negros, desde a vinda para o Brasil nos navios negreiros até a abolição da escravatura. Fale também sobre a cultura (danças, comidas, instrumentos musicais). Enquanto ouvem a história, as crianças desenham em cada quadrinho uma etapa da escravidão.

Quadrinho 1: A vinda dos negros africanos para o Brasil nos navios negreiros.

Quadrinho 2: O trabalho escravos nas plantações, na mineração, na casa-grande.

Quadrinho 3: Uma dança trazida pelos negros, como capoeira, congada, samba.

Quadrinho 4: Uma comida típica, como bolo de fubá, feijoada, vatapá, cocada.

Quadrinho 5: Um instrumento musical, como tambor, atabaque, berimbau.

Quadrinho 6: A Princesa Isabel assinando a Lei Áurea e libertando os escravos.

Essas são algumas atividades que podemos trabalhar sobre esse marco na nossa história, a Abolição da escravatura.

Trabalhe esta brincadeira com a criançada!

Música:
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, põe, deixa ficar…
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá

Como brincar:
1. Sentadas em roda, cada criança deve ter uma caixinha de fósforo;
2. Enquanto canta, cada criança passa a caixinha para o colega ao lado, fazendo movimentos conforme a letra:
Os escravos de Jó jogavam caxangá (vai passando para o colega ao lado);
Tira (levanta o objeto), põe (põe na sua frente na mesa), deixa ficar (aponta para o objeto na frente e balança o dedo);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passa para o colega ao lado), zigue (volta o objeto para sua frente), zá (passa para o colega).
3. Na primeira vez, a letra é cantada normalmente. Na segunda vez, a letra é substituída por lálá lálálá… e, por último, as crianças fazem todos os movimentos da brincadeira, porém sem cantar a música.
4. Sai da brincadeira aquele que errar um movimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...